Nascimento do Bernardo

Maria entrou em contato comigo no dia 23 de outubro de 2014.

Abri meu e-mail e recebi uma chuva de amor e carinho. Neste e-mail ela me dizia que queria fotos de gestante e fotos do parto, gostaria de receber um orçamento e me contava que seria um parto domiciliar planejado.

Marcamos de conversar em um café perto da nossa casa e, só posso dizer por mim, foi admiração à primeira vista. Maria me contava carinhosamente sobre sua trajetória na humanização e porque queria que fosse eu a registrar o nascimento do seu filhote. Me contou que era doula também e o processo para decidirem receber o Bernardo no aconchego do seu lar.

Marcamos as fotos de gestante para quando estivesse com uma barriga maior, no início de março.

Foi um dia muito especial e nesse dia conheci também o Fábio, seu companheiro.

maria gestar

maria gestar 2A nossas fotos fluíram muito bem, conversamos mais sobre parto, sobre maternidade, sobre as expectativas do nascimento, escolhas conscientes. Foi mais uma oportunidade de troca.

Chegando perto da data provável, trocamos mais algumas mensagens. Toda vez que iria, por algum motivo, ficar mais distante de casa, avisava por whatsapp e ficávamos em contato.

No dia 22 de março recebo uma mensagem por whatsapp por volta das 13hr avisando que o tampão havia saído. Conferi todo equipamento: baterias carregadas, cartões de memória livres. Era um domingo, deixei tudo organizado caso precisasse sair. Mandei mensagem de noite, perguntando se estava tudo bem e continuava tudo tranquilo.

Passou segunda, terça e na quarta-feira, dia 25 recebo uma mensagem da Dili, doula da Maria, avisando que ela estava com 7cm e que era pra ir até lá. Dei um pulo do sofá e saí correndo. “Nossa, 7cm já?” – pensei.

O trajeto da minha casa pra casa da Maria nunca pareceu tão longe. O trânsito mínimo, parecia durar horas, mas em 20 minutos eu estava lá. Maria estava na piscina de parto quando eu cheguei. Ana Cynthia, uma das EOs, chegou um pouco antes de mim. Durante a madrugada Maria passou na companhia de sua amiga e doula, Dili.

Cheguei, dei oi pra todo mundo e fui reconhecendo o ambiente para saber onde eu iria ficar sem atrapalhar ou interferir.

Bernardo-02relato Bernardo-03relato relato

Grande parte do tempo Maria ficava na presença da sua amiga e Doula ou então na presença do Fábio. Uma mesa linda de café da manhã estava posta e vira e mexe perguntávamos se ela queria comer alguma coisa.

Bernardo-34relato

Bernardo-09 Bernardo-15relato Bernardo-16relato

Pouco tempo depois, Iara chegou para completar a equipe. Maria chegou a achar que a bolsa havia rompido dentro da banheira, mas depois, em um exame de toque horas depois, descobriram que ela ainda estava intacta.

Bernardo-19relato

Bernardo-32relatoIara sugeriu que ela trocasse de local. Andasse um pouco, para ajudar o Bernardo a descer. Maria saiu da banheira, mais uma ausculta foi feita e ela foi para o chuveiro um pouco. As contrações estavam mais próximas e doloridas, mas ficar em pé e caminhar poderiam favorecer a descida do pequeno. Eram 10h27 min.

Bernardo-35relato

Bernardo-31relato

Fábio foi preparar o almoço, Maria caminhava e se agachava em cada contração. Por aproximadamente 3 horas essa foi a dinâmica. Depois uma nova avaliação foi feita, ainda faltava bastante para o pequeno descer, embora ela já estava sentindo alguma pressão.

Bernardo-69relatoBernardo-63relato

Depois de algumas horas (3h), Maria sentou na banqueta e foi fazendo força com a ajuda da equipe. Como nada fazia com que Bernardo descesse efetivamente, conversaram sobre a possibilidade de romper a bolsa de águas para ver se a pressão da cabeça sem o líquido faria com que o bebê descesse no canal.

Bernardo-81relato Bernardo-78relato Bernardo-76relato Bernardo-74relatoQuando voltei para o quarto a decisão por uma remoção havia sido levantada. Maria se preparava para ir ao hospital e a equipe juntava o equipamento. Iara iria acompanhar no hospital, onde o médico backup estaria esperando a sua chegada.

Eu saí antes do casal para registrar a chegada no hospital. O plano B era Maternidade Brasília, mas como estava sem vaga, o plano C foi a decisão: Santa Lúcia.

Maria chegou, foi recepcionada pelo plantonista e o médico auxiliar enquanto o médico backup estava providenciando a internação já que também não tinha quarto disponível na área da maternidade. O BCF foi ouvido, estava tudo normal. Maria sentia uma dor cada vez maior. Disse que havia sentido muita pressão no carro e que a dor estava bem mais forte.

Acompanhei Maria no CO, durante a anestesia. O médico chegou, se paramentou e Maria foi levada à uma cesariana.

Bernardo-87relato Bernardo-88relatoBernardo nasceu saudável e lindo, em uma cesárea intra-parto. Fiquei até o retorno dele aos braços da mãe. Colocamos o pequeno para mamar e depois fui embora. Voltei depois de um mês para entregar as fotos e conversarmos.

Vi a mesma mulher linda e forte lambendo sua cria. Amamentando lindamente um bebê fofo e muito calminho. Maria foi uma leoa, guerreira e muito tranquila durante todo o trabalho de parto. Passar por ele foi importantíssimo e trouxe muita reflexão à ela e à mim também.

Quando algum parto que acompanho termina em uma cesárea, sempre penso em como fica essa família. Claro que quando optamos por um parto natural planejado, sabemos que existe essa possibilidade, mas sei que muita coisa passa pela cabeça de nós mulheres quando temos que mudar a via de parto.

Foi muito especial a presença deles na minha vida. Cesarianas trazem reflexões importantes às mulheres que passam por uma depois de um tão planejado parto natural. O que aprendi com Maria é que somos fortes na adversidade e devemos ter calma e gratidão pelos acontecimentos.

Maria, Fábio e Bernardo, meu eterno carinho à vocês que tanto me ensinaram.

anuncio bernardo

Deixe uma Resposta

